DOENÇAS DOS NERVOS PERIFÉRICOS

O que são os nervos periféricos?

     Imagine que o seu corpo é um grande sistema integrado de fios elétricos. E que esses, para ter energia, precisam de conectar a uma grande bateria. Assim, podem levar tal eletricidade para estruturas as quais desejam fazer funcionar. Seu cérebro é a bateria. E a complexa rede nervosa que conduz os estímulos gerados pelo encéfalo até os órgãos e membros são chamados de nervos periféricos. Portanto, eles fazem a ligação do Sistema Nervoso Central (SNC) com as estruturas de todo o corpo.

Quais as doenças que afetam os nervos periféricos?

   Para questões didáticas acho mais coerente dividir as doenças dos nervos periféricos em dois grupos.

 

Polineuropatias

Mononeuropatias

 

       Pela própria definição já é possível imaginar os seus conceitos. O primeiro grupo envolve as doenças que afetam, concomitantemente, mais de um nervo periférico. O exemplo mais comum é a neuropatia causada pelo diabetes melitus. O segundo grupo abrange doenças localizadas em um só nervo. O exemplo mais típico é a conhecida Síndrome do Túnel do Carpo

     É comum existir a dúvida a respeito de que especialidade trata desse tipo de doença. Inclusive, tal indecisão contempla o meio médico. Clareando a idéia de que um neurocirurgião faz treinamento por, no mínimo 5 anos, para o tratamento de doenças dos nervos, acho que fica totalmente entendível a associação entre tal especialidade e nervos periféricos.

Quais os sintomas das doenças dos nervos periféricos?

     Obviamente, a sintomatologia dependerá do nervo e da região que esse alimenta. Em termos gerais, ocorre alteração de sensibilidade, caracterizada com formigamento, queimação e perda sensitiva e déficit de força. Essa pode ter graus variados.

O que fazer frente e uma doença de nervos periféricos?

    É de fundamental importância, na suspeita de lesão de nervos periféricos, procurar imediatamente um neurocirurgião. É importante realizar uma eletroneuromiografia (ENMG) para definir a localização e o grau do insulto para estabelecer o tratamento mais eficaz.

Rafael Oliveira - Médico Neurocirurgião e Cirurgia de Coluna

Porto Alegre - RS

Dr Rafael Oliveira
2020 - Todos os direitos reservados
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

UA-77380970-1